12 de dezembro de 2009

Quiche de vegetais, bacon e fiambre

Estava eu sentadinha à lareira a bordar a capa do meu livro quando a barriga deu horas. Ponto sim ponto não comecei a pensar no que tinha na dispensa e no frigorífico e nas mixordias que poderiam sair da junção de tais ingredientes.
Como me apetecia algo diferente mas não queria estar muito tempo na cozinha gelada decidi fazer uma quiche.
Leve problema: quiche era coisinha que nunca me tinha saído das mãos anteriormentes. Já tinha olhado para elas, até já tinha comido uma fatia ou outra por isso não devia ser muito complicado.
Peguei numa tarteira e forrei-a com massa folhada, daquela comprada no lidl para ser mais rápido.
Numa taça despejei uma chávena de farinha, uma chávena de flocos de aveia, 3 ovos, 200gr de fiambre e 200 gr de bacon previamente tostado no micro-ondas. Mexi aquilo tudo e juntei uma pitada de sal, louro e orégãos. Como me parecia que faltava um bocadinho de cor despejei lá para dentro 200 gramas de vegetais sortidos (alho francês, courgette, cenoura, abóbora, ervilhas, feijão verde e mais alguns).
Despejei a mistura na forma que já estava forrada a massa folhada e levei ao forno por 25 minutos em lume médio. Sim, o meu forno não tem essas inovações que dizem a temperatura só tem mesmo o lume alto, médio ou baixo e para acertar no médio é preciso ter sorte.
Cobri toda a quiche com fatias grossas de queijo e levei mais 10 minutos ao forno para derreter.
O aspecto final foi este:
Assim, se quiserem experimentar ficam aqui os ingredientes:

-Massa folhada
-1 chávena de farinha
-1 chávena de flocos de aveia
-3 ovos
-200 gr de bacon
-200 gr de fiambre
-200 gr de vegetais sortidos
-1 pitada de sal
-louro
-orégãos
-6 fatias de queijo.

Se alguém está a estranhar a aveia ali metida no meio, eu explico. Agora sempre que posso junto flocos de aveia aos meus cozinhados porque fiquei fascinada com as suas propriedades.
A aveia tem grande quantidade de proteínas, cálcio, magnésio, sílica e ferro e reúne várias vitaminas, ajudando a fortalecer ossos e dentes o que para mim é importante uma vez que não suporto beber leite.
A aveia enche que se farta! É impossível comer qualquer coisa que tenha aveia e não ficar com aquela sensação reconfortante de barriguinha satisfeita. Além disso ajuda a diminuir a absorção daquela coisa peganhenta e gordurosa que é o colesterol e, para quem sofre de diabetes, ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue.
Numa nota menos glamorosa como é muito rica em fibras faz com que os intestinos funcionem melhor e numa nota mais forreta é um ingrediente muito barato.

Sem comentários: