10 de dezembro de 2009

Marta, o que tu queres é salsa!

Não a dança, não te ponhas já para aí a abanar o cu!
Se queres uma "coisa verde que não fique murcha 15 minutos depois de a meter na saladeira", o que tu queres é salsa. Pode ser comida tal e qual como a salada mas ao contrário desta não "murcha" com o tempero.
Sim, salsa na salada!
A salsa pode ser utilizada de várias formas. A mais comum é como elemento decorativo ou condimento na comida mas também pode ser utilizada em infusões e até podemos comer as sementes.
Esta planta é
digestiva, carminativa ( eliminação de gases ), diurética, depurativa, emenagoga (promove a menstruação ), e anti-inflamatória. Assim é indicada para inflamações das vias urinárias, cálculos renais, retenção de líquidos, alterações menstruais como amenorreias e dismenorreias.
Tradução, deitando água a ferver sobre uma mão-cheia de salsa e aguardando dez minutos temos uma infusão que tomada duas ou três vezes ao dia ajuda a regular o ciclo menstrual, ajuda a controlar a tensão arterial, alivia a sensação de inchaço (e faz-nos ir à casa de banho fazer chichi de hora a hora) e consequentemente ajuda a prevenir o aparecimento de pedras nos rins. Atenção, devido às suas propriedades emenagogas esta infusão não deve ser tomada por grávidas. Cházinho de limão, mamãs, tomem antes um cházinho de limão.
As folhinhas quando aplicadas sobre olhos inflamados aliviam e podem ser muito úteis a quem sofre de febre dos fenos e anda toda choramingas. Quando aplicadas esmigalhadas aliviam picadas de insectos.
Se não sofrermos de nenhuma destas maleitas podemos ainda usar a salsa para tratar outra "doença" terrível: o mau hálito, para isso só é preciso mastigar umas folhinhas.
Simbolicamente esta planta representa o amor, a protecção e a purificação.
Se quiserem ter um canteiro de salsa em casa basta irem a um hipermercado e comprarem uma saqueta de sementes e espalharem num vasinho que fique num sitio onde apanhe sol. Depois é só esperar uns 20 dias pelos primeiros rebentos e a partir daí, se tudo correr bem, terão sempre salsa fresquinha em casa.

Sem comentários: