24 de dezembro de 2009

"Eu não gosto do Natal"

Ok... está bem.. Eu não gosto de bifes de cebolada.
O que eu não entendo é porque é que algumas pessoas que não gostam do Natal o dizem com tanto orgulho e veemência.
É bom não gostar do Natal?
Está na moda?
Porque é que há por aí gente que diz que não gosta do Natal como se o Natal os tivesse ofendido pessoalmente?
Eu tento perceber... Se calhar aconteceu alguma coisa má num Natal anterior e é por isso que não gostam... mas para isso também não gostavam do frio.. e se a coisa má tivesse acontecido às 5 horas também não gostavam dessa hora... e se tivesse sido a um sábado também odiavam esse dia, não é? Mas não... a única coisa que dizem que não gostam é o Natal.
Alguns chamam-lhe uma época hipócrita porque é uma desculpa para o consumismo. Pois bem... não devem ter familiares a trabalhar nos ramos do comércio que sobrevivem à custa desta época e também devem achar que os aniversários só foram inventados para as pessoas gastarem dinheiro em prendas.
Sim... compra-se muito no Natal... é verdade. Mas porque é que isso é mau? É assim tão terrível dar prendas a quem gostamos?
Ahhhh... e tal.... mas quem não tem dinheiro para dar prendas fica triste... Se fica triste então não apanhou bem a ideia... não é o valor da prenda que é importante é a intenção. É o ter uma altura e hora marcada para apesar da vida meio caótica que se leva dizer a quem gostamos “olha, lembrei-me de ti!”.
E não me venham com histórias de “deviam fazer isso o resto do ano e não só no Natal”, porque quem não o faz agora não era por deixar de existir Natal que o ia fazer. E pelo menos no Natal acontece!
Cada um tem o direito de gostar ou não gostar do que bem entende... eu só não percebo porque há tanta pressa em fazer conhecido esse ódio a esta época.
Para mim o Natal tem um e só um significado: grande reunião de família com troca de prendas. Não lhe dou nenhum valor religioso ou espiritual.
Gosto do Natal por essas horas fora do normal.
Gosto do Natal porque me muda o cenário da cidade em que vivo dando-lhe um pouco mais de luz.
Gosto do Natal porque é uma época diferente.
Gosto do Natal com gosto do Carnaval ou das férias de verão.
Quem não acha piada a nada disto compreendo que seja indiferente à época mas... que a deteste?
Porquê?
E agora vou indo porque me aguarda uma tarde de cozinhados com a mãe e uma noite com os pais, os irmãos, a minha cunhada e o meu cunhado e os meus sobrinhos todos a comerem que nem alarves e a rir e desembrulhar meias e panos com bordados e bonecas e cuecas e sei lá mais o quê.

Sem comentários: