20 de dezembro de 2009

Duas horas a ler blogs?

Isso é para meninos...
Oh Rita... sinceramente... estás preocupada porque tens um hobbie que te pode consumir 13 horas por semana?
Achas que isso vai fazer de ti uma pessoa desligada da sociedade?
Achas que as pessoas vão achar que és viciada?
Deixa-me partilhar contigo este artigo do público:

"Os portugueses consomem agora quase mais meia hora diária de televisão do que no início da década, o que se deve em grande parte ao aumento do interesse pelos canais das redes por cabo. Em 2008, cada indivíduo com mais de quatro anos passou cerca de três horas e vinte e oito minutos, em média, em frente do pequeno ecrã, quando em 2002 o tempo despendido tinha sido de três horas e cinco minutos, indica uma análise realizada pela agência de meios Tempo OMD, sobre o consumo de TV em Portugal.


Consumo diário de TV cresceu quase 30 minutos desde 2002

Ao mesmo tempo, o período passado a ver programas nos quatro canais nacionais generalistas tem vindo lentamente a "encolher", desde 2004: nesse primeiro ano, os números da Marktest analisados pela Tempo OMD demonstram que os portugueses estiveram em média uma hora e 17 minutos a ver os dois canais da RTP, a SIC ou a TVI, enquanto no ano passado "gastaram" menos seis minutos (Janeiro a Novembro, apenas).

Em contrapartida, o consumo médio de canais por cabo continuou sempre a crescer e aumentou quase para o dobro no espaço de seis anos, embora com uma base muito menor: em 2002, os números das audiências indicavam uma média de apenas 17 minutos diários, que cresceram para um total de 30 minutos já em 2007 e 2008 (neste último ano, apenas Janeiro a Novembro).

Os dados analisados neste estudo confirmam também que entre os jovens e os jovens adultos, os hábitos de consumo televisivo estão a abrandar ou até mesmo em retrocesso. Assim, os portugueses entre os 15 e os 24 anos viram em 2006 duas horas e cinquenta e quatro minutos de TV por dia, mas no ano passado (entre Janeiro e Novembro, segundo os dados mais recentes) passaram menos nove minutos diariamente em frente do televisor. E em 2007, o tempo despendido tinha sido ainda menor: duas horas e 40 minutos, em média. Em causa estarão as novas tecnologias, especialmente a Internet, que diariamente ocupa quase uma hora aos jovens com idades entre os 15 e os 24 anos (53 minutos entre Janeiro e Novembro).

No entanto, devido ao envelhecimento da população, salienta Paula Folgado, directora-geral da agência de meios, o abrandamento do consumo de televisão entre os jovens não se está a traduzir da mesma forma nos hábitos globais dos portugueses. "

Não sei... mas comparativamente a 24 horas a ver televisão por semana as tuas 13 horas de blogs não me parecem assim tão descabidas... especialmente tendo em conta que tu practicamente te recusas a ver televisão.
Assim sendo trocas um hobbie com contacto social nulo e um nível de interacção inexistente que , em termos médios, te ocuparia 24 horas por semana por um hobbie que te pode ocupar 13 e que te permite alguma interação e não te submete a 15 minutos de publicidade por cada meia hora de programas...

Sem comentários: